história, significado e dicas de como escolher

 


Foto: Duo Borgatto

Em muitos relacionamentos ela está presente desde o início e vai evoluindo junto com o casal: uma para o namoro, outra para o noivado e, por último, uma no casamento. A aliança de casamento é um símbolo que representa a união entre duas pessoas, um elo que firma um compromisso. Você conhece a história desse objeto tão especial?

A história por trás da aliança de casamento

A aliança de casamento surgiu há muito tempo, ainda entre os gregos e romanos, tendo como origem um costume da cultura hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Ou seja, o ato do pretendente dar um anel para a noiva significava que ela era uma moça comprometida. Foi a partir do século IX que a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre os casais.

Foto: iStock


Qual o significado da aliança de casamento?

União, amor, cumplicidade. São muitas as palavras que podem ser usadas para definir o significado da aliança de casamento. Para a empresa Celebrando sonhos “a palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, elas celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Por isso se tornou tão especial”, diz.

O celebrante Bruno Rodrigues vê o objeto como a figura máxima em uma celebração de casamento, o ápice do momento. “A aliança, cujo formato e valor formam o sinal do infinito, representa como deve ser o amor de um casal. Aliás, já disse Mário Quintana que o amor infinito é aquele que mesmo com problemas, medos distâncias e ciúmes consegue crescer a cada dia. Além disso, as alianças também significam o desejo de vida longa e perene”, lembra.

Um objeto, muitos significados!

Casada desde julho de 2017, a noiva Raquel Medeiros tem uma relação muito especial com sua aliança de casamento: ela foi inspirada pelas alianças dos pais, com estilo clássico e meio abaloada.

“Meu marido Gabriel só me queria ver feliz. Ele não tinha um modelo em mente então sempre aceitou minha preferência. Começamos a pesquisar orçamentos e o ouro 18K estava um pouco fora da nossa realidade no momento, acabaríamos ficando com dívida pós-casamento, coisa que não queríamos de forma alguma. Então optamos pela aliança de ouro 10K, que na prática é só um pouquinho mais clara, e coube certinho no nosso bolso, sendo exatamente do modelo que queríamos, com a gravação do nome um do outro e da data do nosso casamento.”, lembra Raquel.

Foto: iStock


Quais são os tipos de ouro usados para fazer aliança de casamento?

Segundo Alix de Ligne, gerente de marketing da H. Stern, o ouro 18K é o mais adequado para uso na joalheria fina, pois oferece a melhor combinação entre maleabilidade e durabilidade. Nas suas diversas variações de tonalidade, sendo o branco e o amarelo os mais conhecidos, é o mais usado em alianças de casamento.

Principais modelos de aliança de casamento

“Os modelos tradicionais de aliança de casamento, de ouro amarelo e sem detalhes, ainda são os mais vendidos. Temos observado, porém, uma procura crescente por outras tonalidades de ouro, como o Ouro Nobre™ (tonalidade exclusiva da H.Stern), e por modelos com design diferenciado.

foto divulgação HStern

Não apostamos exatamente em tendências neste mercado, mas conseguimos observar o comportamento da sociedade e oferecer aos clientes joias em sintonia com o momento que vivemos. Cada vez mais os noivos procuram se diferenciarem de outros casais. E, na H.Stern, temos alianças com design exclusivo e acabamentos diferenciados.”, comenta Alex Ligne.


Veja mais:
Modelos de aliança para o seu casamento


Como escolher a aliança de casamento?

Apesar das tendências falarem alto, a escolha da aliança de casamento é um momento muito pessoal, que deve ser feita de acordo com a personalidade do casal. Fique de olho em alguns detalhes importantes:

  1. Pesquise sobre modelos tradicionais e personalizados até encontrar algo que faça sentido para vocês;
  2. Experimente o anel e veja o conforto do objeto no dedo;
  3. Observe o tipo e o acabamento da aliança em detalhes;
  4. Escolha o tipo de metal preferido (ouro amarelo, ouro branco…)

Pinterest/ Reprodução


Veja mais:
Aparador de aliança | Escolha o seu


Aliança de casamento personalizada

Além de seguir os modelos mais clássicos, é possível personalizar a aliança de casamento e ainda fazê-las com as próprias mãos. Essa é a ideia do ateliê Dia da Aliança.

A joalheira Bárbara Guth sente que está aumentando cada vez mais a demanda do público por esse tipo de aliança de casamento e destaca o ouro amarelo como o material mais usado. “Embora a gente tenha conquistado um público que queira personalizar as alianças e fazer algo diferente, tenho percebido que o ouro amarelo prevalece, ele é soberano. Ele é o protagonista e, às vezes, aparece mesclando outras cores, como ouro branco e rose.”, comenta. Para a artista, é muito significativo o envolvimento dos noivos na criação e manufatura das alianças.

Sobre modelos, Bárbara sente o aumento da procura por alianças mais largas, com cara de anel, pesadas e com bastante ouro. Como tendência para 2018, ela tem uma aposta: “há uma grande procura pelo tom do ouro champanhe e rose. São duas cores fortes como tendências para sair do clássico ouro amarelo.”

Pinterest/ Reprodução


Veja mais:
Casais fabricam a própria aliança de casamento no Dia da Aliança

Continue lendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Carrinho de compras
Rolar para cima